*reciclagens*-*artesanato*

Thursday, November 29, 2007

presépio de fortaleza



Presépio de Fortaleza

Durante uns anos tive o previlégio de me deslocar com alguma frequência ao Brasil, país que devo confessar adoro pelo seu clima,pelo seu cheiro e pelo à vontade do povo.

Quem não é africano tem dificuldade em perceber esta saudade que corre nas veias e que alguns matam no País irmão.

Passeando pelo bairro da Aldeota na capital do Ceará num dia de Novembro, o "chilrear" de crianças e o meu espírito de cusca fez-me espreitar pela fresta de um portão que anunciava a venda de Natal duma creche e jardim infantil de crianças diferentes.

Lá estive a conversar com as educadoras e a ver as obras das crianças, como sempre na esperança de trazer ideias novas para trabalhar com os meus biscoitos. Entre trabalhos infantis e de educadoras descobri esta maravilha de paciência e imaginação feita por uma das docentes.



As peças que não ultrapassam os 10 cm de altura foram executadas com trapinhos que nem precisam de ser grandes e garanto-vos que o resultado é uma «fofura».
Entusiasmem-se e pode ser que criem uma obra de arte destas.
Fiquem-se então com bjocas da 3a

Tuesday, November 20, 2007

O meu presépio


O "meu" presépio!
Presunção e água benta cada um gasta a que tem... mas este é realmente o meu presépio já que fui eu que o criei!
Como o St António e a Bruxa foi feito em grês chamotado que como vos disse anteriormente é o material que resiste mais a altas temperaturas.
Graças a Deus tenho visto presépios em cerâmica lindissimos todas as vezes que visito a FILArtesanato.
Isto já para não falar de alguns muito pouco ortodoxos que vão aparecendo cheios de graça e humor.

Monday, November 12, 2007

FLOFIS...

Flofis...
Todos os anos a minha «linha» de Natal inclui uma ou mais bonecas, normalmente as vulgares matrafonas mas...este ano resolvi criar uma pouco certinha!


Inspirando-me na minha neta teria de ser bastante alegre e qualidade fundamental...muitissimo meiga. Conseguir esta última característica numa simples boneca só tornando-a fofíssima.


Depois de pronta levei-a à musa inspiradora que reagiu assim:
"Vóvi é tão flofi!"
Escusado será dizer que ficou logo com este nome tão sugestivo.
É interessante verificar com o tempo, que os adultos que a escolhem para oferecer depois de a terem nas mãos, automáticamente a aconchegam a si mesmos.
Não há dúvida que andamos todos muito necessitados de mimos e contacto humano.


Cá vão as fotos de três das minhas Flofis. Não podem sentir a sua maciez mas tem que concordar que são mesmo muito "flofis". Fiquem na companhia delas com uma bjoca da 3a

Thursday, November 08, 2007

Candelabros de vidro



Candelabros de vidro
Acho que as velas estão cada vez mais na moda porque são baratas, tem um carácter intimista, sensual, pacíficador e até místico.
Há-as de todas as côres, perfumadas ou não, de todos os tamanhos e feitios, algumas delas tão elaboradas que ninguém terá coragem de as acender.
Resolvi a partir daquelas velinhas que às vezes estão à venda por um euro o cento, e dos restos que recebo dos amigos vidreiros fazer estes candelabros todos modernaços que numa sala às escuras fazem um efeito lindíssimo.
Faço-os em todas as côres mas garanto-vos que os decorados em tons de vermelho são os mais vistosos!
Todos levam três velinhas e para agradarem a "gregos e troianos"
também os fiz com uma decoração mais clássica.
Assim apliquei a técnica de pintura
em porcelana sobre o vidro como já tinha feito com os medalhões dos colares e com os «espanta-espíritos» que vos apresentei numa das postagens anteriores.
Aos pintados nesta técnica não pude aplicar os ditos vermelhos, porque como sabem é dificílimo conseguir encarnados bonitos com tintas de altas temperaturas.
Optei assim pelos tons dos roxos que este ano estão tão na "berra" além desta ser a côr do amor e da paixão.












Tenho dito!
Espero que apreciem e fiquem com as bjocas da 3a












Sunday, November 04, 2007

Artesanato de reciclagem



Móbile de reciclagem



Sabem aqueles tapetes de uma matéria esponjosa que funcionam como puzzles e se usam nas áreas de bébés nos Infantários?

Ontem quando saí de casa logo de manhã encontrei uma quantidade de sacos de brinquedos ao lado da lixeira e entre eles um cheio de algarismos, e bichinhos deste material.

Esta cabeça idiota "viu" logo uma maneira de criar um móbile pedagógico utilizando os algarismos, restos de E.V.A. e um aro dum abajour de candeeiro também do lixo.


O aro estava um bocadinho fanado portanto forrei-o com tiras de papel crepe que lhe deram um ar muito catita.

Para se tornar mais festivo dei uns laços de EVA por cima do papel crepe.


Cada fio de pendurar levou a quantidade de lacinhos correspondente ao algarismo que se prendeu nas pontas dos "respectivos".


O efeito não enche o olho?

O saco que sobrou está cheio de animais selvagens que depois de serem decorados pelos garotos duma escola de Setúbal, irão servir para montar outro móbile que a minha querida Anocas usará na decoração dum dos seus BECRES...


Está uma belezoca, acho eu, e espero que vos inspire a estimular as vossas crianças para criar arte.
Uma bjoca da 3a

Friday, November 02, 2007

Dia das bruxas


A "minha" bruxinha...
Já era para a ter postado há dois dias mas tinha vendido as últimas e só esta manhã tive outra para mostrar.Tem sensívelmente trinta cêntímetros de altura e é modelada em grês chamotado.
Como boa peça de artesanato é única!
Faço sempre questão de lhe dar este aspecto «sensual», e são sempre pátinadas com óxidos.
Nunca desistindo da minha faceta "professoral" aí vão algumas dicas sobre o que é o grês e porque se diz que é chamotado.
Comecemos por saber o que é o barro ou argila. Certas rochas pulverizadas formam quando misturadas com água, uma pasta que depois de estar bem homogénea ganha plasticidade e pode ser modelada.
É o barro que quando seca endurece (peças verdes) e que quando é cozido se transforma em cerâmica.
Grês é um nome de origem francesa aplicado a uma pasta altamente refractária que se coze a uma temperatura acima dos 1200º.
Em inglês chama-se stoneware em português barro-pedra o que traduz bem a sua dureza.
Chamote é um produto resultante de argilas diferentes que depois de cozidas, o chamado biscoito, são moídas em grãos de vários calibres e que misturados com o barro ou grês aumentam muito a resistência do trabalho.
Logo o grês chamotado para mim é óptimo para a execução deste tipo de peças.
Sempre que queiram saber algo sobre palavras relativas a cerâmica podem procurar em www.portorossi.art.br que vos dará belas informações sobre o tema.
A aulinha já vai longa. Cá fico à espera dos vossos comentários. Bjocas da 3a

Thursday, November 01, 2007

E.V.A.


Espelhinhos de carteira


Como já vos disse há algum tempo, os amigos vidreiros, tem muita dificuldade em desfazer-se dos restos de vidro e espelho já que não há lixeiras próprias para este efeito e não somos exemplo de reciclagem para ninguém.

A Olhão por exemplo, sei que vem de Espanha trazer contentores onde o vidreiro português coloca os restos dos seus vidros e que depois de cheios os levam pagando um tanto por estes resíduos.
Para que os querem? Não seria interessante descobrir que fazem com eles de tão útil que até vale a pena vir comprá-los?

Normalmente faço os meus trabalhos de Fusing com restos que os vidreiros me dão e... depois de me perguntarem se não queria também restos de espelho resolvi dar tratos à imaginação para inventar algo que pudesse fazer com eles.
Imaginei então os espelhinhos de carteira decorados. Há uns anos vendi imensos forrados com estanho mas agora queria algo mais moderno, e a que pudesse dar um toque de bom humor.

Resolvi então forrá-los com E.V.A., como chamam no Brasil às placas emborrachadas de côres muito alegres, com que se podem fazer imensos trabalhos. É um material óptimo para trabalhar com crianças...não fora a fortuna que pedem por cada placa no nosso país.

Como tinha "olhos de plástico" que trouxe duma das minhas viagens ao Brasil, resolvi fazer esta brincadeira com as caras . Embrulhei cada espelho com papel celofane incolor e amarrei-os com um molhinho de lãs coloridas para fingir que tem uma cabeleira...
Assim ficaram prontos para oferecer, engraçados e ajudando o vidreiro a ver-se livre de restos incómodos!
Até uma próxima postagem fiquem com uma grande bjoca da 3a

No próximo dia 10 vou dar um Workshop de iniciação ao feltro, em Setúbal das 14 às 17h. Ainda tenho 1 vaga. O telemóvel é o 917552652