*reciclagens*-*artesanato*

Friday, February 18, 2011

Da África do Sul com amor
Estive no Verão passado durante 3 semanas em Àfrica onde não tinha voltado desde 1976.
Cresci a saber que pelo menos os Macondes e Macuas do meu Moçambique, são uns artistas espectaculares em escultura de pau preto e marfim. Durante os meus abençoados 27 anos em África soube destes trabalhos e da lindíssima arte da cestaria em que os meus compatriotas são exímios artesãos.
Hoje vê-se em Moçambique outros tipos de artesanato dos quais se destacam os espectaculares batiks com motivos 100% africanos.
Nesta postagem porém quero sugerir-vos trabalhos que encontrei numa das espectaculares feiras de artesanato de Johhannesburg.
Além de terem um aspecto muito agradável à vista, imaginem de que matéria prima são feitos?
As bases dos porta chaves, caixas de todos os tamanhos e feitios, porta retratos e tudo o que um amante de carpintaria possa imaginar, são feitas de portas e aros de janelas antigas aplainadas e lixadas grosseiramente.
Portanto tanto se vê o pinho velho como noutros sítios restos, às vezes até de duas ou 3 camadas de tintas antigas de côres variada.
Para terminar, como podem ver aplicam-lhes palavras em arame também com ar "enferrujado" para condizer com a madeira velha reciclada.
Garanto-vos que é uma maneira muito interessante de aproveitar portas e aros de janelas velhas.Baratos e bonitos!!!
Deitem mãos à obra que tenho a certeza que vos trará bons lucros além de se apoiar em madeiras ínuteis...
Uma bjoca da 3a