*reciclagens*-*artesanato*

Monday, May 30, 2011

São os marcadores, também chamados de canetas de feltro e que são sem dúvida um dos meios de pintura mais apreciados pelas crianças pela sua grande variedade de côres.
A duração não é por aí além principalmente quando resolvem pintar a folha completamente, quase que "esfregando" a caneta furiosamente no papel.
Depressa descobrem que se lhes despejarem um pouco de álcool pelo extremo oposto à ponta que escreve, embora descoloridinhos ainda duram mais uns dias.
Quando acabam ficam-nos nas mãos dezenas de tubinhos plásticos muito coloridos mas não bio-degradáveis, cuja utilidade é quase nula.

Em Serralves encontrei esta sugestão que me pareceu muito engraçada.
Cortaram cada tubinho em 3 partes iguais, parte que no nosso caso só vejo praticável com uma serrazinha de fita, adquirindo assim as peças com que executaram a vistosa saca.
Para fazer a junção das pecinhas utilizaram o cordão de enfiar colares que já se compra por tuta e meia nas lojas dos chineses.
Não consigo explicar-vos por escrito o modo como o fizeram, mas tenho a certeza que a vossa imaginação aliada à observação das imagens tornará a descoberta fácil.

Claro que para trabalhar com crianças seria impossivel executar uma saquita para cada um, mas a imaginação teve de ser sempre muita para quem trabalha nas nossas escolas e tem dado resultados surpreendentes.

Entretanto aqui vai uma que me parece útil e bonita,
Porque não fazer uma cortina anti-moscas para a nossa janela que se abre ao exterior, ansiosa por um pouco de fresco neste mês de Junho?

Ou simplesmente executar um painel coloridíssimo para enfeitar a parede da sala, executando desenhos enquanto se brinca com as côres.
Tenho a certeza que saberão tirar o maior proveito deste material que afinal de contas, depois de seco de pouco nos tem servido.

Espero que a sugestão vos sirva para grandes obras!
Fiquem com uma bjoca da 3a












1 Comments:

At 6:59 AM, Blogger Débora Caetano said...

Boa tarde,
Nós somos um grupo de trabalho da Escola Superior de Comunicação Social e temos um trabalho de video para fazer.
Seria possível deixar-nos filmar o processo de fazer a "matrafona"?
Agradecia-mos uma resposta em breve.

Com os melhores cumprimentos

 

Post a Comment

<< Home