*reciclagens*-*artesanato*

Monday, January 14, 2008


Santa ignorância a minha!

Tenho feito postagens de trabalhos que me parecem fáceis, esquecida que a minha "cotisse" me dá o privilégio de ter nascido numa época em que se aprendiam certas coisas consideradas na altura básicas para «uma
menina».
Aconteceu-me há uns anos ter ido dar uma formação de encadernação a 32 adultos ligados à Educação na Baixa da Banheira e ter ficado abismada ao verificar que das trinta e uma senhoras que lá estavam com uma média de idade rondando os 35 anos, só duas sabiam alinhavar, coser uma bainha enfim o essencial.
Ontem entretive-me a receber mensagens duma Mónica que, pela maneira de escrever deve ser muito nova (acaba tudo em axs) a querer saber como se faz uma saca de "tirelax" como ela dizia.
O mais díficil em princípio era arranjar as tirelas ou trapilhos mas não era esse o problema.
Disse-lhe que se podem fazer em croché, com uma agulha própria entre os nºs 10/12 e fiquei convencida de que a tinha ajudado a esclarecer a dúvida.
Eis senão quando me diz que quer fazer um saco mas nunca fez nem um cordão.

Prometi tentar fazer uma postagem esclarecedora e cá estou com fotos
do livro que comprei quando estava no
Magistério. É o melhor que consigo!
Já sei que se as fotos tivessem sido scaneadas teriam ficado mais elucidativas mas... ainda não sei fazer isso! Lá chegarei!!!



Estes são mesmo os pontos básicos do croché e poderão ajudar as "Mónicas" a fazer sacos de trapilho ou até as boinas azuis que postei há uns dias.
Pelo menos fiz o que posso!
Ainda lhe propus que pedisse a uma das avós que a ensinasse mas, ou não tem a sorte de ainda ter alguma ou então é uma avó "práfrentex" que também não sabe destas coisas!
Sugeri à Mónica que quando quisesse
aprender estas técnicas mais básicas de
croché e outras, o sítio que me
parece mais encantador é um Lar de Idosas.
Garanto-vos que vos ensinarão com o
maior prazer, vaidosas da importância
que tem os seus saberes e felizes por
haver alguém que em troca disso lhes dê
a atenção de que tanto carecem.
Já agora os sacos de trapilhos ficam
lindissimos em tricot mas por Deus não
prometo poder ajudar-vos pela Net...
Bem, gostava muito de acabar esta postagem por aqui mas ao pré
visualizá-la aparece-me sempre a boiar numa «beca de espaço» e por
mais que me esforce não consigo melhorar a questão.
O que não tem remédio, remediado está e como comecei a postagem a
confessar a minha santa ignorância não se espantem com mais esta
asneira que não consigo disfarçar.
Deus é testemunha que já tentei disfarçar a questão de todas as
poucas maneiras que conheço, mas não consigo, portanto aguentem-na
assim mesmo.
Recebam mil bjocas da 3a























































































































































































































































































































































































































0 Comments:

Post a Comment

<< Home