*reciclagens*-*artesanato*

Wednesday, April 18, 2012




Bola de Natal
Vem um pouco atrasada para o anterior, mas bem a tempo para o próximo Natal.
Comecemos pelo material:
Neste caso a bola de esferovite tem sensivelmente12 cm de diâmetro.
- 3 caixinhas de alfinetes cabeçudinhos (não são os dos chineses com bolas coloridas),
- Tecido tipo algodão fino ou chintz, liso e estampado ( no meu caso tenho reciclado amostras de tecidos, mas é fundamental que não desfie fácilmente).
- 25 cm de fitinha de cetim num dos tons dos tecidos, para pendurar a bola.
- 45 cm de galão para rematar a bola .
-Papel para cortar os moldes, e lembro-vos que as folhas inuteis da impressora servem muito bem.
Começamos por cortar meia dúzia de quadrados de papel com 7 cm de lado que vão servir de molde.
Aplicamo-los em cima do tecido passado a ferro, e cortamos 56 quadrados do estampado e 48 do liso , ou vice-versa.
Agarramos na esferovite e aproveitando a linha de união das 2 semi-esferas que se nota perfeitamente, evidenciamo-la usando uma esferográfica. Para nos facilitar um serviço perfeito, dividimos cada parte da bola em 4 gomos iguais e marcamos as divisões novamente com a caneta.
No meu caso passei a ferro todos os quadradinhos dobrados ao meio.
Dobramos cada retângulo de tecido, fazendo agora aviõezinhos e vamos começar a aplicá-los na esfera.
Faço sempre uma parte da bola primeiro, começando por espetar no "pólo norte", a fita de cetim que vai fazer a argola de pendurar.
Prendo os 4 bicos dos triangulos juntinhos no centro, cada um com um alfinete. Vamos apoiar a sua linha central sobre os 4 riscos de esferográfica que traçámos anteriormente porque isso vai guiar-nos facilitando obter um serviço bem feito.
Para prender cada triângulo utilizam-se 3 alfinetes nas pontas e 2 para mantê-lo fechadinho a meio. Temos de ser pacientes e perfeitas senão o trabalho fica feio, portanto as 4 peças tem que ficar aconchegadinhas.


Começamos a 2ª carreira (que leva 8 paninhos), espetando 4 triângulos lisos sobre os 4 que colocámos primeiro, sempre deixando uma distância certa de 1 cm entre os bicos de cima e com o meio orientado pelo risco da caneta. Posto isto colocamos os outros 4 nos intervalos, à mesma altura dos do lado.

Vamos fazer isto até termos 7 carreiras espetadas no esferovite, no hemisfério superior.

Reparem que a 6ª rodada é desencontrada da anterior, porque como a barriga da esfera vai alargando, temos que com esta ultima tapar as pontas de baixo dos triangulos da 5ª carreira.

Depois é começar tudo de novo a partir do "pólo sul" até termos a esfera coberta de 14 carreiras intercaladas dos tecidos lisos e estampados.

Para rematar cobrimos a junção das 2 metades com uma fita (pode ser de gorgurão) que remata o trabalho , e sobre esta um galão prateado ou dourado, preso por alfinetes dos quais se enfeitam as cabeças com uma missanga grande.

OS BICOS DE CIMA DOS TRIANGULOS DE CARREIRA PARA CARREIRA TEM SEMPRE DE FICAR A 1cm DE DISTANCIA.

Lido, parece complicado, mas se prepararem o material todo, antes e seguirem os passos que vos dei, conseguem e o efeito é lindo!

Bjocas da 3a


0 Comments:

Post a Comment

<< Home